top of page

ANÁLISE URBANA BAIRROS DE VITÓRIA-

BAIRRO JUCUTUQUARA

  • Limites de Bairro

O bairro Jucutuquara faz limite com cinco bairros: Cruzamento, Santa Cecília, De Lourdes, Nazareth e Ilha de Santa Maria.

  • Traçado e Padrão Fundiário

Mapa de macroparcelamento - Quadras

Mapa de microparcelamento - Lotes

No mapa a cima temos algumas informações, como interrompimento de malha e malha irregular que geralmente acontecem quando existem escadarias, morros e becos.

Na imagem ao lado podemos observar lotes irregulares, que são lotes que tem uma variação de área e forma bem diversificadas e também recebem mais de uma residência no mesmo espaço, como podemos ver no zum na imagem e lotes regulares que tem variação de área entre 60m² e 200m² e não possuem uma variação muito grande em sua forma.

No mapa temos algumas informações como, a área de terreno acidentado no bairro e a área que ocupa cerca de 1/3 do bairro que é destinada ao Instituto Federal do Espirito Santo mais conhecido como escola técnica.

  • Hierarquia Viária

O Bairro de Jucutuquara apresenta uma diversidade de vias, sendo uma via Arterial Metropolitana, a Avenida Vitória, uma via Arterial Municipal, a Avenida Paulino Muller, uma via Local Principal, a Avenida Alberto Torres e as demais são vias locais. 

Mapa de Jucutuquara

Avenida Vitória: De acordo com o Artigo 122 do Plano Diretor Urbano do município de Vitória, Lei 6.705, vias arteriais Metropolitanas são vias de ligação intermunicipal que funcionam na coleta e distribuição dos fluxos de veículos que circulam pelos centros metropolitanos com maior concentração de atividades. Em seu entorno, apresenta-se edificações de diferentes usos e funções, apresentando uma grande concentração de atividades. No bairro de Jucutuquara, essa via apresenta-se bem aborizada, com duas pistas triplas e canteiro central arborizado. 

Localização: Av. Vitória                                                                                                        Perfil Viário: Av. Vitória                                                                                                   Avenida Vitória 

Avenida Paulino Muller: De acordo com o Artigo 122 do Plano Diretor Urbano do município de Vitória, Lei 6.705, as vias arteriais municipais possuem função de ligação intra-municipal que funcionam na coleta e distribuição dos fluxos de veículos que circulam pelos centros com maior concentração de atividades do Município de Vitória. Essa via possui duas pistas duplas, com um cantiero central arborizado que divide os sentidos das pistas. Em seu entorno, essa avenida possui edifícios de poucos pavimentos, predominantemente edifícios de uso misto, com pavimento térreo comercial e pavimentos superiores de uso residencial. 

Localização: Paulino Muller                                                                             Perfil Viário: Av. Paulino Muller                                                                         Av. Paulino Muller

Avenida Alberto Torres: De acordo com o Artigo 122 do Plano Diretor Urbano do município de Vitória, Lei 6.705, as vias locais principais possuem função de acesso ao bairro que distribuem os fluxos de veículos pelas vias locais do próprio bairro. A configuração dessa via caracteriza-se por duas pistas duplas e um canteiro cental arborizado que divide os sentigos das pistas. Essa via é a principal ligação entre a Avenida Vitória, Avenida Paulino Muller e as vias locais. 

Localização: Av. Alberto Tôrres                                                                             Perfil Viário: Av. Alberto Tôrres                                                                  Av. Alberto Tôrres

Via Local: De acordo com o Artigo 122 do Plano Diretor Urbano do município de Vitória, Lei 6.705, as vias locais  são vias do bairro que servem, predominantemente, às necessidades de circulação dos moradores no acesso aos seus imóveis. A Rua Lisandro Nicoletti é caracterizada por uma pista de mão única, e seu entorno são encontradas residências. Essa via representa a configuração das outras vias do bairro, a diferença está que o sentido de fluxo das demais vias locais é de mão dupla. As demais vias locais possuem pavimentação asfáltica e calçadas, na maioria das vezes, irregulares. 

Localização: Av. LIsandro Nicoletti                                                                 Av. LIsandro Nicoletti                                                        Av. LIsandro Nicoletti   

Gabarito

O bairro de Jucutuquara possui usos predominantemente intitucional, devido ao IFES (que ocupa cerca de um terço da área total do bairro) e residencial. Portanto, são poucas as edicações que apresentam mais de 3 pavimentos. No mapa abaixo, estão demarcados os lotes que possuem edificações com mais de 3 pavimentos. As demais áreas são edificações de 1 a 3 pavimentos. Diligentemente, essa característica de edificações baixas demonstram o caráter tranquilo mas, ao mesmo tempo, dinâmico, por mesclar usos e funções em um mesmo bairro. 

Exemplo de predomínio de edificações com até 3 pavimentos. Jucutuquara Vitória ES.

Exemplo de Edifício com mais de 3 pavimentos: Colégio Faesa, Rua Barão de Mauá. 

  • Espaços livres de uso público

Podemos observar no mapa, 3 espaços livres para uso público. Duas praças e o Campo do IFES.

 

A praça Asdrubal Soares, é uma praça fragmentada no inicio do bairro. É bastante movimentada principalmente por transeuntes e passageiros de transporte público. A praça é arborizada, há bancos, e também conta com uma academia popular em bom estado porém não é muito utilizado. 

 

No meio do bairro também há outra praça, a praça Mario Aristides Freire. localizada atrás do IFES. É arborizada e só contêm bancos. É uma praça pequena e vazia.

 

Jucutuquara tambêm conta com o campo de esportes do IFES aberto para o uso da comunidade. 

Pc. Asdrubal Soares

Pc. Mario Aristides Freire

 

 

Fonte: PDU Vitória

  • Concentração de comércio e serviços

Os comércios e serviços de Jucutuquara estão presentes nas avenidas de de maior fluxo que são a Av. Vitória e a Av. Paulino Muller, existem também duas instituições de ensino que são o, Instituto Federal do Espirito Santo e o Colégio FAESA de Jucutuquara.

  • Zoneamento e índices urbanísticos

Podemos observar que Jucutuquara apresenta 4 zoneamentos. 

2. ZEE - Zona de Equipamentos Especiais

As Zonas de Equipamentos especiais - ZEE são compostas por áreas que englobam atividades com caracteristicas especiais, que exercem ou possam exercer impactos econômicos, ambientais e funcionais, no Município de Vitória.

 

A ZEE tem variações entre ZEE1 a ZEE8. Tais variações não tem os índices pré-determinado pelo PDU. Os reponsáveis pelos esquipamentos implantados em tais variações devem elaborar planos específicos para ordenação das formas de uso e ocupação do solo de suas áreas, e apresentá-los ao Poder Executivo Municipal. O IFES está classificado como ZEE5.

 

3. ZAR1 - Vias Arterial 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. ZAR3 - Vias Arteriais 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. ZOL - Zona de Ocupação Limitada

 

ZOL é composta por áreas com predomínio de uso residencial, com grande demanda por infra-estrutura de coleta e tratamento de esgoto e com sistema viário apresentando limites ao incremento da ocupação urbana. 

 

Os usos permitidos na ZOL são: Residencial Unifamiliar, Condomínios, Residenciais Multi-familiar, Misto, Hotel, Apart-Hotel e similares, entre outros.

E são tolerados: Supermercado e Hipermercado com área vinculada a atividade superior a 1.000m² em qualquer localização.


Jucutuquara é classificado como ZOL/11 ou seja, está em um classificação mais especifica dentro dos termos da ZOL, que corresponde a realidade do bairro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: PDU Vitória

 

 

Fonte: PDU Vitória

 

 

Fonte: PDU Vitória

  • Percepção ambiental

Fábrica de Ideias: Apesar de a Fábrica de Ideias não pertencer a delimitação do bairro de Jucutuquara, é necessário ressalta-la na análise do ambiente local. A Fábrica é um espaço dedicado à formação de empreendedores, com foco nas áreas que são vocações de Vitória, como serviços, tecnologia, economia criativa e turismo. Por isso, é um referência municipal para os moradores, que condiciona certa influencia a esse bairro. 

Museu Solar Monjardim: O solar Monjardim pertencente a Universidade Federal do Espírito Santo. É, provavelmente, a mais antiga construção rural particular do período colonial capixaba. Foi edificada como sede da fazenda Jucutuquara e era, inicialmente, de propriedade dos padres da Companhia de Jesus. Atalmente funciona como centro de exposição para conhecimento da cultura colonial capixaba e uma referência para o bairro de Jucutuquara, mesmo não sendo locado em seus limites. 

Mercado São Sebastião (Feira Livre): Espaço histórico, de importância para o comércio de Vitória e, mais recentemente, para a cultura e o turismo da cidade. Após uma reforma, realizada entre 2010 e 2011, o Mercado São Sebastião foi reaberto em 2012, como Centro de Referência do Artesanato para o município. A prefeitura ainda promovia festas, shows e encontros semanais, no local. Hoje o mercado está fechado, para obras de reforma, devido a infiltrações. Será refeita a drenagem. Só deve reabrir em 2015, no segundo semestre, e como Centro Público da Economia Solidária, incluindo mais atividades, além do artesanato. O espaço deixa de ser de turismo e cultural e volta a ser de comércio. Atuamente, acontece semanalmente uma feira livre de produtos artesanais no pátio em frente ao mercado. 

  • Críticas Urbanísticas

Pontos Positivos do Bairro

  • O bairro fica bem localizado na cidade, pois fica próximo de tudo;

  • O traçado das vias planas é bom, pois é fácil se locomover no bairro;

  • Apesar de ser uma área movimentada da cidade é um bairro bem tranquilo;

  • É um bairro familiar, a grande maioria das edificações são habitações;

  • Os espaços públicos de vivência em sua maioria são bem movimentados e não só o morador do bairro como toda a cidade usufrui;

  • Serviços e comércios são bem localizados;

  • Pontos de ônibus ficam nas vias de maior fluxo, o que facilita a mobilidade;

  • É bem arborizado.

 

Pontos Negativos do Bairro

  • Ao mesmo tempo em que o fato de ser arborizado é muito bom, pois proporciona um ambiente agradável é ruim também, pois a iluminação do bairro fica comprometida, pois as arvores impedem que a luz do poste atinja a área desejada;

  • Algumas vias para chegar à parte alta de Jucutuquara são vias que somente os pedestres conseguem passar, pois são rampas e escadaria imensas, que também não são acessíveis devido à alta inclinação;

  • Algumas partes do bairro, como por exemplo, as ruas que circundam o IFES, são locais que passam uma insegurança, pois o IFES possui um muro muito alto que dificulta a visibilidade do pedestre;

  • As calçadas são largas, porem nem todas estão em estado desejado para uma boa mobilidade;

  • Outro ponto negativo é falta de espaçamento entre as edificações que é praticamente inexistente;

  • Existem duas quadras no bairro que são muito extensas, fazendo com que o pedestre tenha que se locomover por grandes distâncias. 

 

@2015 por FAW | Arquitetura e Urbanismo | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page