
FAW
Arquitetura e Urbanismo
em Formação
Apresentação
Neste trabalho será apresentada a etapa de anteprojeto da escola de ensino infantil Lar frei Aurélio Itapuã. Após a realização das atividades de vistoria do terreno e estudo preliminar aprovado pelo cliente, o anteprojeto consiste na aresentação de desenhos técnicos para aprovação do órgão fiscal e melhoria da perspectiva para melhor clareza e detalhamento do edifício.
LAR FREI AURÉLIO ITAPUÃ

Localização

Memorial Justificativo
Conceito
Como já dizia o antigo filósofo grego Parmênides, “Nada vem do nada.” Para todo edifício a ser implantado há um entorno, o qual estabelece relações de vizinhança com o mesmo. Por conseguinte, há uma série de condicionantes que influenciam na implantação dos edifícios, tais como insolação, ventilação, índices urbanísticos. Dessa forma, elaboramos a análise do terreno e, juntamente com referenciais teóricos, buscamos conceituar o edifício de forma a garantir o máximo de conforto ambiental e psicólogo às crianças, aos funcionários e à comunidade através do espaço para o bazar. De acordo com a análise dos condicionantes, do programa de necessidades e do perfil dos usuários (crianças de 2-6 anos), propomos um princípio pelo qual se busca alcançar a máxima percepção do espaço de forma sensorial utilizando um mínimo de meios. Remetendo aos conceitos geométricos e minimalistas, buscamos através da geometria de planos perpendiculares a idealização de um espaço tridimensional, a partir de uma configuração volumétrica de formas depuradas, considerada simples e refinada.
Partido
Diante da análise, dos conceitos geométrico e minimalista e do conforto ambiental e psicológico dos usuários, imaginamos um ambiente com formas puras que se integrasse a paisagem urbana. Proporcionamos a divisão da escola em blocos funcionais que representam os setores administrativo, de serviços, pedagógico e de vivência. Buscamos configurar as salas de aula em formato de “Z” para promover um espaço multidisciplinar que ajude na qualidade do ensino e nas relações interpessoais entre os alunos. Assim, organizamos o acesso principal à escola pela Rua Belo Horizonte, a fim de facilitar os fluxos vindos do ponto de ônibus e ciclovia próximos e um acesso de serviços pela Avenida Fortaleza, prevendo uma vaga para carga e descarga. Na área central do lote, localizamos o parquinho que juntamente com o refeitório e pátio coberto forma um espaço de permanência e segurança para as crianças. Os professores são contemplados com uma sala para realização de suas atividades e uma copa para refeições. A composição das formas remete a composição estética para reafirmação do partido arquitetônico. Utilizando os conceitos geométricos e minimalistas utilizamos para composição de cores nas fachadas os painéis de Mondrian. Além de remeter ao conceito, as cores primárias expressam uma analogia à primeira fase de vida escolar das crianças e ajudam na composição de um espaço lúdico e facilmente identificado como escola. A qualificação do espaço interno acontece na medida em que os usuários se sentem confortáveis física e psicologicamente. Para isso, realizamos o trabalho paisagístico buscando a melhoria do microclima no interior do edifício e idealizando espaços agradáveis de permanência e bem estar. Os caminhos foram definidos a fim de aumentar a percepção das crianças incentivando o desejo de exploração e conhecimento do espaço externo. Buscamos a integração dos espaços para garantir qualidade e funcionalidade aos usuários que se integrasse e adequasse ao espaço urbano.
Implantação
Programa e Organização Funcional
A escola se organiza em setores que em conjunto desenvolvem o programa. No setor pedagógico desenvolvem-se as salas de aula 1 a 4, juntamente com os solariuns, banheiros dos alunos com área para banho, brinquedoteca, sala de leitura/computação e sala de vídeo. O setor administrativo consiste no hall de entrada, na secretaria, sala pedagógica, sala do financeiro, consultório médico, almoxarifado, sala dos professores e banheiro acessível para professores e vizitantes. O setor de vivência contém o parquinho, a horta, o espaço multiuso e o pátio coberto. No sertor de serviço estão contidos o refeitório, a cozinha, a lavanderia, o banheiro dos funcionários, depósito de material de limpeza, despensa e refeitório dos professores. Para dar sporte as atividades beneficentes da escolas, há um bazar com depósito que tem acesso e vitrine para a rua Belo Horizonte.

Principais Soluções Construtivas
O sistema construtivo adotado é o convencional que consiste em lajes, vigas e pilares. As vigas sob a laje de piso são e são suporte as paredes. São três metros de pé direito e as lajes superiores possuem vigas para dar suporte as caixas d'água e possíveis ampliações. As lajes possuem espessura de 10 cm, as vigas de 30 cm e os pilares seções retangulares de 20cmx20cm.
Medidas Passivas: Ventilação e Iluminação
Grande parte dos ambientes da creche possuem ventilação cruzada, normalmente é uma janela maior de um lado e do outro são basculantes, para fazer com que o vento percorra todos os ambientes.
Quanto a iluminação, toda a parte de circulação é aberta contendo somente uma cobertura, fazendo assim com que os espaçoes fiquem bem iluminados.


Cortes esquemáticos que representam a ventilação cruzada nas salas de aula
Perspectivas
Imagens
























